Trabalho
Cistite:
Cistite é uma infecção e/ou inflamação da bexiga. Em geral, é causada pela bactéria Escherichia coli, presente no intestino e importante para a digestão. No trato urinário, porém, essa bactéria pode infectar a uretra (uretrite), a bexiga (cistite) ou os rins (pielonefrite). Outros microorganismos também podem provocar cistite.
Homens, mulheres e crianças estão sujeitos à cistite. No entanto, ela é prevalente nas mulheres porque as características anatômicas femininas favorecem sua incidência. A uretra da mulher, além de muito mais curta do que a do homem, está mais próxima do ânus.
Nos homens, depois dos 50 anos, o crescimento da próstata e conseqüente retenção de urina na bexiga pode causar cistite.
Sintomas:
·Necessidade urgente de urinar com freqüência;
·Escassa eliminação de urina em cada micção;
·Ardor durante a micção;
·Dores na bexiga, nas costas e no baixo ventre;
·Febre;
·Sangue na urina nos casos mais graves.
Câncer de Bexiga:
Há várias formas de câncer de bexiga, que podem manifestar-se de diferentes maneiras. São bem mais freqüentes em homens do que em mulheres e sua incidência aumenta com a idade, geralmente após os 60 anos, sendo raro antes dos 40.
Os tumores de bexiga que não ultrapassam o urotélio, são considerados superficiais e, quase sempre, podem ser completamente removidos cirurgicamente.
Os tumores que infiltram a camada muscular da bexiga são classificados como invasivos e requerem cirurgias mais complexas, geralmente com remoção parcial ou total (cistectomia) da bexiga.
Fatores de risco:
Ainda não se sabe exatamente quais as causas do câncer de bexiga. Entretanto, estudos apontam para o fumo como o principal fator de risco.
Sinais e Sintomas mais freqüentes:
·sangue na urina;
·dor ou sensação de pressão na barriga;
·perda de peso repentina;
·freqüentes irritações vesicais (ex: cistite).
Como é feito o diagnóstico:
Por meio de um exame de urina pode-se detectar hematúria (sangue na