edgar morim
Evitar as cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão
Como a percepção do mundo é sempre uma reconstrução, estamos todos sujeitos ao erro e a ilusão. É um problema de todos e cada um deve levá-lo em conta desde muito cedo e explorar as possibilidades de erro para ter condições de perceber a realidade.
De fato, o sentimento, a raiva, o amor e a amizade pode nos cegar, e a afetividade pode asfixiar o conhecimento, mas também pode fortalecê-lo . A própria memória é também fonte de erros, sendo a racionalidade a melhor proteção contra o erro e a ilusão.
Os princípios do conhecimento pertinente É preciso ter uma visão capaz de perceber o conjunto. Somos portadores e reprodutores de conhecimento desunidos, fragmentados, o educador deve ser capaz de promover uma relação dialógica entre o particular e o geral. A educação do futuro formará um cidadão e o profissional apto a pensar com o todo e não com as partes.
Ensinar a condição humana
Nosso destino está ligado ao destino da terra e do universo, a educação do futuro deverá conscientizar as novas gerações para conservar a unidade e diversidade humana, deverá conscientizar da nossa condição como cidadãos do mundo e do nosso destino em comum. Conhecer o humano é antes de mais nada situá-lo no universo e não separá-lo dele
O homem é, portanto, um ser plenamente biológico, mas, se não dispusesse plenamente da cultura, seria um primata domais baixo nível. A cultura acumula em si o que é conservado, transmitido, aprendido, e