resenha critica a respeito dos programas habitacionais no Brasil
Resenha:
“Programas habitacionais no Brasil: quem tem acessibilidade?”, trata-se de um texto de Diana dos Santos Souza e Maria Eliete Rozendo de Lima que visa explanar a efetividade e o acesso aos programas habitacionais do Brasil.
Com a intenção de minimizar a carência habitacional, desde a década de quarenta houve sete programas habitacionais que embora tenham possibilitado a conquista de moradia à alguns brasileiros passou longe da real necessidade deste país.
Há no Brasil, conforme apontamentos do IBGE, um déficit muito grande na questão habitacional. Encontra-se por toda parte submoradias que os programas até o presente momento não foram capazes de reduzir. Famílias de classe média que já tinham condições um pouco mais digna de moradia puderam se beneficiar dos programas já criados. No entanto, a verdadeira intenção dos programas deveria ser tirar da situação miserável as famílias dos subúrbios.
O princípio contitucional da igualdade visa “tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na exata medida de suas desigualdades”, como bem ensina Nery Junior.
Se faz necessário que seja revisto os problemas no acesso da população de baixa renda, e repensada as condições para alcance de uma moradia digna para a parcela da população afastada dos grandes centros. Somente desta forma, a situação habitacional do Brasil caminhará para resultados satistatórios.
Disponível em http://profdiana16ab.blogspot.com.br/2012/03/artigo-cientifico-sobre-habitacao-no.html
Diana Santos
quarta-feira, 14 de março de 2012
PROGRAMAS HABITACIONAIS NO BRASIL: QUEM TEM ACESSIBILIDADE?
Diana dos Santos Souza
Maria Eliete Rozeno de Lima