metodologia academica
No capitulo I Edgar Morim aborda a temática das Cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão, que faz menção ao erro como integrador do processo da educação, pois o ser humano é um conjunto de estruturas cerebrais, mentais e culturais onde essas características tem que ser avaliados.
No capitulo II o autor elabora os princípios do conhecimento pertinente com o objetivo principal a interdisciplinaridade ,ou seja unir as mais variadas áreas do conhecimento contra a fragmentação dos saberes científicos , estabelecendo as mutuas relações entre as partes. Pois o desenvolvimento de aptidões gerais da mente permite uma melhor capacitação das competências particulares ou especializadas.
No capitulo III o autor ressalta a importância da condição humana no processo ensino aprendizagem, levando em consideração toda a complexidade do existencialismo humano desde sua condição filosófica, histórica, biológica, cultural, social, física e psíquica da condição humana deve ser o objeto essencial de todo o ensino, pautada na tríade individuo – sociedade- espécie.
No capitulo IV, Edgar Morim elucida a importância da ideia da sustentabilidade, pautada no reconhecimento do individuo no espaço geográfico e nas relações do ser humano com o seu local de vivência. Entender que a terra é um pequeno planeta e precisa ser preservado para gerações futuras.
No capitulo V o autor expõe a ideia de que o conhecimento cientifico parte do principio da incerteza, pois todo o conhecimento pode sofrer alterações ao longo do tempo ,estando sempre em um estágio evolutivo ao contrário do