Metodologia Acadêmica - Conformismo
ADRIANO CARDOSO ALUIZIO
O PERIGO PRESENTE NO CONFORMISMO ESPIRITUAL
MOGI GUAÇU
2015
INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR
ADRIANO CARDOSO ALUIZIO
O PERIGO PRESENTE NO CONFORMISMO ESPIRITUAL
MOGI GUAÇU
2015
“O conformismo é carcereiro da liberdade e o inimigo do crescimento”
John Kennedy SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
CAPITULO 1: O CONFORMISMO 5
CAPÍTULO 2: A CURA 6
CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8
INTRODUÇÃO
Augusto Cury relata algumas armadilhas da mente humana, a primeira dessas armadilhas é o conformismo, esse sentimento nos aprisiona, impede nosso crescimento, tanto intelectual como espiritual em seu livro ele define o conformismo da seguinte forma:
É a arte de se acomodar de não reagir e de aceitar passivamente as dificuldades psíquicas, os eventos sociais e as barreiras físicas. O conformista amordaça o eu impedindo de lutar por seus ideais, de investir em seus projetos, de transformar em sua história. Não assume sua responsabilidade como agente transformador do mundo, pelo menos do seu mundo. (Cury, 2008 p 23-24)
Os conformistas são ótimos em disfarçar esse comportamento através de desculpas, sempre terão uma boa razão para justificar sua paralisia e fingirão que esta tudo bem para não assumir suas dificuldades.
Em um de seus discursos John F. Kennedy diz “... O conformismo é carcereiro da liberdade e o inimigo do crescimento...” (KENNEDY, 1961), essa definição mostra claramente como esse tipo de atitude vai contra os ensinamentos bíblicos, “Ora, o Senhor é o Espírito e onde está o Espírito do Senhor ali há liberdade.” (BÍBLIA, N.T. 2 Coríntios 3.17), e também em Colossenses relata que devemos frutificar e seguir crescendo no conhecimento em Deus.
Esse tipo de situação pode ser encontrado frequentemente dentro de igrejas, onde pessoas que no inicio da caminhada com Deus são amarradas a certos conceitos e religiosidade, e ficam