METODOLOGIA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Gestão de Pessoas: intervenção para satisfação e motivação dos colaboradores nas organizações através da Gestão de clima organizacional.
RIO DE JANEIRO
Gestão de Pessoas: intervenção para satisfação e motivação dos colaboradores nas organizações através da Gestão de clima organizacional.
Projeto apresentado à Escola de Negócios do Centro Universitário da Cidade - como requisito parcial à conclusão da disciplina Metodologia da pesquisa.
RIO DE JANEIRO
2012.2
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 04
1.1 Considerações iniciais 04
1.2 Problematização e hipóteses 04
1.3 Objetivos Geral e Específicos da pesquisa 05
1.4 Justificativa da investigação 05
2. EMBASAMENTO TEÓRICO 05
3. METODOLOGIA DA PESQUISA 06
3.1 Tipos da pesquisa 06
3.2 As fontes da pesquisa 07
3.3 Outros recursos 07
4. CRONOGRAMA 07
5. REFERÊNCIAS 07
1.Introdução
1.1 Considerações Iniciais
O tema foi construído a partir do interesse em analisar a questão de como a gestão de pessoas pode interferir na satisfação e motivação dos colaboradores nas organizações através da Gestão de clima organizacional.
Conforme Chiavenato (2004), a Gestão de Pessoas é baseada em três fundamentos:
Primeiro fundamenta as pessoas vistas como seres humanos, com identidade própria e com diferenças entre si, que possuem habilidades e capacidades para uma gestão adequada e não devem ser vistas como meros recursos de organização.
Segundo de pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais, que impulsionam e dotam a organização de inteligência, talento e aprendizagem. E terceiro de pessoas como parceiros da organização, capazes de atuar como parceiros, as pessoas fazem investimentos na organização, conduzindo-a a excelência e ao sucesso.
A partir do pensamento de Koys e DeCotiis (1991), é possível definir