RESUMO SAMIRA
CAMPOS ALEXANDRE ALVES OLIVEIRA
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA
DISCIPLINA: IDEIAS POLÍTICAS
PROFESSOR: YURI HOLANDA
SAMIRA SANTOS OLIVEIRA
RESUMO: A falta estrutural de autonomia do subsistema estatal-politico e a ilusão do primado política
PARNAIBA-PI
2014
Robert Kurz
A falta estrutural de autonomia do subsistema estatal-politico e a ilusão do primado política A polarização entre mercado e Estado e economia e política, é vista, ou seja, entendida por Kurz, como uma estrutura de organização social que se configura em uma polaridade hierarquicamente heterogenia. No entanto, o domínio da estrutura do mercado ou da economia diante do Estado ou da politica é um fato real, pois segundo ele, o Estado não possui nenhum meio primário de regulação, pois esse depende do meio do mercado que é o dinheiro. Nesse sentido, teoricamente o dinheiro assume um papel fundamental na medida em que ele estabelece como meio imprescindível para organização do poder do Estado. Assim sendo, o dinheiro para ele é um meio universal e total, pois o Estado não possui nenhuma capacidade de criação de dinheiro, pois de pende estruturalmente do ganho suficiente de dinheiro da sociedade de modo que possa financiar também a atividade crescente do Estado.
Mas isso gera não apenas a dominância estrutural fundamental do mercado, como também uma contradição sistêmica interna igualmente fundamental, pois o Estado entra em contradição consigo mesmo, na medida em que os seus ordenamentos e atividades se direcionam exclusivamente para estimular o sistema de mercado da produção de mercadorias no seu território e prover o seu funcionamento.
Em contra partida, o Estado entra em um paradoxo na medida em que necessita da retirada de dinheiro para manter o financiamento das atividades do mercado agindo assim contra sua própria finalidade. Esse paradoxo possui uma configuração histórica, na medida em que o sistema produtor de mercadorias se apoderou de toda a