Resumo do Livro: Funções da linguagem
Nesta obra, Chalhub aborda o tema das diferentes funções da linguagem e também explica o processo que sustenta o modelo de comunicação atual, apresentado por Roman Jakobson, de que os fatores de comunicação são compostos por: emissor, receptor, canal, código, referente e mensagem.
No primeiro capítulo, Samira cita que as possibilidades de interpretação que podemos observar em uma mensagem estão na intenção do fator comunicação, que também determinará o perfil e função da mensagem, bem como a função da linguagem naquela informação. Portanto quando utilizamos das funções de linguagem cada uma apresenta foco em determinada parte:
Linguagem Referencial – ênfase no referente
Linguagem Emotiva – ênfase no emissor
Linguagem Conotativa – ênfase no fator receptor
Função Fática – ênfase no canal
Função Poética – ênfase na mensagem
Metalinguística – ênfase no código
Em uma única mensagem podemos perceber diversas funções, no entanto, haverá predominância de um dos fatores, que será o determinante para identificação da função da linguagem, as demais funções apenas pertencerão aquele conjunto.
No segundo capítulo, Chalhub cita a função referencial, onde o destaque é o referente. Neste caso ela também cita a conotação da linguagem, que é a linguagem figurada. Por exemplo: “pé da mesa”, é uma referencia a semelhança entre o signo pé (pertencente ao ser humano).
Portanto podemos perceber que um determinado signo pode emprestar seu sentido/significado para campos diversos.
No terceiro capítulo, é citada a função emotiva, onde quem é o emissor de detalhes. Nesta função há uma direção do emissor (quem fala) ao receptor (quem recebe), como se o receptor fosse convidado a participar de uma atmosfera expressiva.
No quarto capítulo, a autora apresenta a Função Conotativa, que é quando a mensagem está orientada para o destinatário. Está função pode também ser chamada de