Comunicação
Segundo, ANDRADE, Maria Margarida e Antonio Henriques Comunicar vem do latim communicare
A comunicação surgiu da necessidade do homem de se comunicar com outros membros do seu grupo nas primícias da civilização.
O mundo da comunicação é extenso, ainda que seja predominante a idéia da comunicação verbal, falada e escrita, porém existe a não verbal, como sons, gestos, imagens e artes.
A importância da comunicação fica evidente quando se deparamos com o transtorno causado pela deficiência da mesma.
“Dentro de uma corporação, muitas das informações geradas na diretoria não são transmitidas de forma eficaz para o restante dos colaboradores. Com intenção ou não, a maior parte dessas notícias gera impacto direto na vida dos funcionários. Quando não são divulgadas de forma adequada, tais informações podem até causar transtornos.
A perda de tempo para reverter situações criticas, provenientes de um boato criado dentro de uma organização, pode comprometer a produtividade e gerar conflitos. Uma boa saída – ou a única – para evitar esse tipo de problema é investir em comunicação interna.
Composta por processos de troca de informações dentro de um ambiente de trabalho, essa prática é responsável por fazer circular o conhecimento de forma vertical (da diretoria para os empregados) ou horizontal (entre funcionários do mesmo nível de subordinação).
Existem diversos instrumentos que favorecem o êxito da circulação das notícias dentro de uma empresa. Publicações impressas ( jornais, revistas e boletins), jornal mural, intranet e newsletters são alguns exemplos. Aliados a um bom planejamento empresarial, eles são verdadeiras ferramentas estratégicas para aumentar a confiabilidade entre funcionários e líderes e auxiliar na otimização do tempo nas tomadas de decisões.
A comunicação interna tem grande importância para o bom andamento do trabalho nos diversos setores de uma empresa. Quanto mais informados acerca do cotidiano da