Trabalho de psicologia
ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS – ESO
CURSO TECNOLÓGICO EM GESTÃO PÚBLICA
CRISTIANE DE ALMEIDA ROLIM
PSICOLOGIA
Manaus / 2010
CRISTIANE DE ALMEIDA ROLIM
TRABALHO DE PSICOLOGIA TEORIAS: BEHAVIORISTA, PSICANALITICA E GESTALT
Trabalho acadêmico apresentado à Universidade do Estado do Amazonas como requisito parcial (AP1) para obtenção de nota na disciplina de Psicologia ministrada pelo Prof. Sálvio Rizzato.
Manaus / 2010
ESTUDO DE CASO
1) Analise as condutas de Gregório e exemplifique, com fundamentação nos conceitos da teoria behaviorista:
a) Com o passar do tempo, o que pode acontecer à equipe de Vander; R= O comportamento operante desenvolvido pela equipe de Vander, segundo a teoria Behaviorista tende a tornar-se um estimulo aversivo, devido o condicionamento que a equipe apresenta, o reforço que nesse caso foi positivo fez com que o membros por algum tempo atingissem o objetivo esperado (metas). Contudo com o passar do tempo esse comportamento tende a enfraquecer e pode ser levado a extinção.
b) Apesar da implantação do programa de produtividade (situação 2), exemplifique porque ele se queixa de não conseguir êxito a longo prazo. R= Gregório utilizou-se da equação da teoria behaviorista (estimulo+resposta+reforço) para implantar uma política de incentivos em seu setor, contudo a respostas que no inicio foram imediatas, passaram a não mais condizer com o esperado, Lins limitou-se à recompensa puramente financeira, esquecendo-se que as pessoas também são motivadas ou estimuladas pelo reconhecimento profissional e que nem sempre estão em busca somente da parte financeira que a organização oferece (lei da utilidade marginal decrescente, ou seja quanto mais se possui de qualquer coisa, tanto menos útil será a unidade adicional obtida), chegando ao ponto de “punir” (reforço negativo) os funcionários de outras esferas da