Indicadores para melhoria na qualidade de produtos
A busca pela satisfação de seus clientes é uma meta cada vez mais importante para a sustentabilidade e sobrevivência das empresas.
Diante do cenário competitivo as empresas, aliadas a outras estratégias, buscam na qualidade de seus produtos um diferencial na tentativa de manter a fidelidade de seus clientes. Para tanto são implantadas ferramentas que possibilitem a mensuração e compilação de dados afim de que estratégias possam ser adotadas na busca deste objetivo.
Abaixo veremos algumas estratégias adotadas pelas empresas que possibilitam a visualização dos pontos de melhorias em torno da qualidade.
Qualidade na origem
A questão da qualidade se tornou nos últimos anos no Brasil um fator crucial e um diferencial das empresas, no passado a busca da maioria das empresas era no atendimento em “massa”, ou seja, o que importava era atender o cliente sem dar muita importância pela qualidade de seus produtos.
Com a mudança de perfil dos clientes, cada vez mais exigentes, aliado as leis de proteção ao consumidor as empresas atualmente estão buscando junto a seus fornecedores a implantação da qualidade na linha de produção de seus produtos, ou seja, diante de um histórico já construído e sabendo-se os pontos de maior necessidade de melhoria dos produtos, as empresas mandam representantes do seu setor de qualidade para juntamente com o setor responsável da fabrica periodicamente afim de que os pontos críticos identificados na fabricação possam ser corrigidos ainda antes mesmo da concepção do produto.
A utilização de matéria-prima de qualidade, aliado a equipamentos modernos, qualificação profissional e melhorias na embalagem e proteção dos produtos são fatores primordiais para a fabricação de um produto de qualidade.
Essa medida possibilita que empresas e fornecedores trabalhem conjuntamente na melhoria do produto reduzindo assim em determinadas situações um custo de devolução que muitas vezes só era percebido