Resenha Critica
ORLANDI, Eni Pulcinelli. “O que é Linguística”. São Paulo: editora brasilerense, 1986 184 p.
Disponível em: http://www.overmundo.com.br/banco/resumo-da-obra-livro-o-que-e-linguistica acesso em 11/08/2013
CREDENCIAIS DA AUTORA
Eni Pulcinelli Orlandi, nascida em São Carlos SP, possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araraquara (1964), mestrado em Linguística pela USP (1970), doutorado em Linguística pela USP e pela Universidade de Paris/Vincennes (1976). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística. É autora de diversas obras literárias e, dentre essas, do livro “O que é linguística”.
RESUMO DA OBRA
A autora Eni Pulcinelli Orlandi em seu livro "O que é linguística" afirma que o ser humano necessita de conhecimentos para poder se estabelecer no mundo em que vive. É por isso que ela procura explicações para tudo que existe, um exemplo importante é a procura de explicações para a linguagem que o acompanha onde quer que ela esteja, isto é, ela é extremamente necessária para a convivência com os outros.
O homem sempre está a procura de respostas que possam explicar a linguagem, pois ela o acompanha desde sempre, isto através da literatura, poesias, religião, lendas etc. Tudo isso mostra a curiosidade do homem pela linguagem.
Para Eni, a linguística é completamente diferente da gramática tradicional, normativa, que estabelece regras de correção para o uso da linguagem verbal, oral ou escrita. Ela estuda a estrutura (como se forma, sua origem, sua decomposição) e a função (qual papel como elemento comum a uma coletividade de linguagem humana).
Como a linguagem é uma abstração, a linguística busca o estudo cientifico dessa linguagem, determinando normas que possibilitem o conhecimento no tempo e no espaço. Ela se preocupa com a faculdade humana de produzir signos orais e escritos de comunicação, também leva em conta principalmente a possibilidade de