Classicismo
A grande crise econômica de 2008 teve inicio a partir de acontecimentos ocorridos em meados de 2001 e 2002, quando o mercado imobiliário dos Estados Unidos entrou em expansão.
Depois de um longo tempo de alta, em 2006, os imóveis passaram a perder seu valor, gerando uma grande bola de neve que devastou as finanças do país. O governo americano interviu numa tentativa de recuperar as grandes financeiras do prejuízo decorrente dessa crise a fim de livrá-las do risco de falência iminente.
No período de superexpansão que antecedeu a crise o governo encorajou as pessoas a fazerem empréstimos e investir no setor imobiliário. O mercado estava supervalorizado até que decaiu com o excesso de imóveis para serem vendidos e a escassez de pessoas para comprá-los.
As fraudes nãoforam poucas, os prejuízos foram enormes e as consequências ainda estão sendo sentidas por toda parte, mas o Brasil é um dos poucos países que estão conseguindo atravessar essa crise sem muitos danos.
1 . A CRISE ECONÔMICA DE 2008
1 .1 . COMO ACONTECEU
Para entender a crise é necessário conhecer o que a antecedeu. Tudo começou em 2001 quando as ações de empresas de tecnologia perderam muito rapidamente o seu valor. Alan Greenspan que era presidente da Reserva Federal Americana, decidiu orientar os investimentos para o setor imobiliário a fim de proteger os investidores, ele adotou uma política de taxas de juros muito baixas e de redução das despesas financeiras, induziu os intermediários financeiros e imobiliários a incitar uma clientela cada vez maior a investir em imóveis. Fannie Mae e Freddie Mac obtiveram muitos lucros devido a essa iniciativa. O governo garantia os investimentos feitos por essas duas empresas. Bancos de vários países do mundo, atraídos pelas garantias do governo, acabaram emprestando dinheiro a imobiliárias através da Fannie Mae e da Freddie Mac, que estavam autorizadas a captar empréstimos em qualquer lugar do mundo.
Foi assim criado o sistema das