Resumo do livro funcões de linguagem chalub
SAMIRA CHALHUB
O livro funções de linguagem da autora Samira Chalhub é composto por sete capítulos. Em seu primeiro capitulo fala sobre os fatores de comunicação, e os demais capítulos seguem explicando cada função.
No capitulo primeiro ressalta que a linguagem é determinada pelos fatores de comunicação, são esses: emissor, receptor, canal, código, referente e mensagem. Em uma mensagem pode haver mais de um fator, porém apenas uma função predomina.
No que refere à função referencial os textos são escritos em 3ª pessoa e utiliza a linguagem denotativa, clara e objetiva. O foco é o objeto e geralmente é usada em textos científicos, jornais.
Com relação à função emotiva esta é centrada do emissor, os textos são escritos em 1ª pessoa. Caracteriza por um texto que expressa sentimentos e emoções do autor ou referente à “coisa” a qual esta sendo falada. Foram citadas como exemplo as canções populares, novelas.
A função conativa comentada neste capitulo, segundo a autora é voltada para o receptor, marcada pela presença do imperativo e do vocativo. Os textos são escritos em 2ª pessoa e procura influenciar ou persuadir o receptor. Um exemplo utilizado foi a propaganda.
Função fática é centrada no canal, suporte físico. Tem como finalidade prolongar a comunicação com o receptor, visa não somente a mensagem, mas também checar o recebimento desta mensagem. Exemplo desta função são as falas telefônicas, saudações.
Da função poética esta é centrada na mensagem, voltada para si mesmo e tem como finalidade sensibilizar o leitor. Utilizam como recurso de linguagem a comparação, metáforas. Esta linguagem é utilizada em textos literários, propagandas, letras de música.
Da Metalingüística essa função esta centrada no código. Uma linguagem utilizada em dicionários, por exemplo, que utiliza o código para explicar a própria