Pascal
Resumo:
Este artigo aborda a linguagem de programação Pascal desde o seu surgimento, mostra um pouco das instruções, apresenta um trecho de código, assim como sua forma de compilação, suas subdivisões e alguns tipos de compiladores.
1. Introdução:
Pascal é uma linguagem de programação estruturada, que recebeu este nome em homenagem ao matemático Blaise Pascal. Foi criada em 1970 pelo suíço Niklaus Wirth, tendo em mente encorajar o uso de código estruturado.
2.Pascal
Pascal é uma linguagem de alto nível que começou com anotações do professor Nikaus Wirth, do departamento de informática da escola politécnica da universidade de Zurique Suíça), para ensinar seus alunos a programar nas linguagem de PLI e ALGOL 60, durante a década de 1960, essa linguagem foi batizada com o nome de pascal em homenagem a Blase Pascal filosofo matemático Frances que viveu entre 1623 e 1662. No ano de 1970 foi publicado o primeiro Pascal User e Reporte Manual então a linguagem decolou na Europa e America do Norte. Pascal é uma linguagem de programação estruturada e compilada. Em 1983, a linguagem foi padronizada, na norma internacional ISO / IEC 7185, assim como vários padrões locais específicos de cada país, incluindo a norma americana ANSI/IEEE770X3. 97-1983, e ISO 7185:1983.
A linguagem permite ao iniciante desenvolver algoritmos de forma facilmente compreensível. Devido a semelhante entre a escrita de algoritmos e um programa escrito em pascal.
Como toda a linguagem de programação o pascal possui suas próprias regras de sintaxe, com origem na linguagem inglesa para escrever as linhas de programação.
Por se tratar de uma linguagem de alto nível o pascal precisa de um compilador.
Pois a linguagem entra como fonte e sai como objeto um programa com linguagem da maquina.
3.Subdivisão
Todo o programa Pascal é subdivido em três grandes áreas.
- Cabeçalho do programa
- área de declarações
- Corpo do programa.
Program