PASCAL
Pascal é uma linguagem de programação estruturada, que recebeu este nome em homenagem ao matemático Blaise Pascal. Foi criada em 1970 pelo suíço Niklaus Wirth,2 tendo em mente encorajar o uso de código estruturado. O próprio Niklaus Wirth diz que Pascal foi criada simultaneamente para ensinar programação estruturada e para ser utilizada em sua fábrica de software. Simultaneamente, a linguagem reflete a liberação pessoal de Wirth das restrições impostas após seu envolvimento com a especificação de ALGOL 68, e sua sugestão para essa especificação, o ALGOL W. Pascal originou uma enorme gama de dialetos, podendo também ser considerada uma família de linguagens de programação. Grande parte de seu sucesso se deve a criação, na década de 1980, da linguagem Turbo Pascal, inicialmente disponível para computadores baseados na na arquitetura 8086 (com versões para 8080 no seu início).
REGRAS
Um programa em linguagem PASCAL deve obedecer a algumas regras de forma a organizar e a estruturar um bloco de declarações e instruções, para que estas possam ser entendidas pelo compilador ou interpretador e transformadas em instruções em linguagem máquina.
O programa em PASCAL tem três componentes principais :
*o cabeçalho do programa ; consiste na identificação do programa. A seguir à palavra PROGRAM aparece o nome do programa
*descrição dos dados que vão ser manipulados pelas instruções, constando nesta componente a declaração das constantes, tipos de dados e variáveis
*as instruções de código que definem as acções e decisões a tomar na execução do programa. Estas instruções deverão estar obrigatoriamente entre as palavras BEGIN e END e separadas entre si por ';' (ponto e virgula).
COMPILADORES
- Amsterdam Compiler Kit
- Free Pascal
- GNU Compiler Collection
- UCSD p-Sytem
PROGRAMA EM PASCAL
Programa que, utilizando vectores, solicite ao utilizador as classificações de 10 alunos, calcule a sua média e a escreva no écran .
PROGRAM EX_VECTORES;
CONST