Resenha do filme O Exame
RESENHA CRÍTICA
O EXAME
Trabalho realizado pelo aluno: Lailson de Lima Sobral. Apresentado à disciplina: Metodologia da Ciência, ministrada pela professora: Eliane A. de Lira Cordeiro.
PAULISTA/2013
TEMA
O filme mostra oito candidatos a uma vaga numa empresa, tendo que passar pelo estágio final da seleção. Eles precisam responder uma única pergunta não revelada em 80 minutos com apenas uma única resposta. O filme demonstra a importância do comportamento organizacional e da ética nas relações.
O EXAME
O filme relata uma prova eliminatória, onde oito candidatos sendo quatro do sexo feminino e quatro do sexo masculino disputam um cargo de direção em uma empresa, onde nenhum dos participantes tem muitas informações a respeito. A prova tinha que ser realizada em 80 minutos, contendo apenas uma pergunta não revelada e uma única resposta que deveria ser escrita numa folha em branco. A idéia de trazer oito funcionários com a divisão dos sexos e etnias é interessante pois demonstra que a empresa busca alguém que se encaixe no perfil da vaga em questão e não leva em consideração sexo ou raça.
O vigilante informa as três regras que os candidatos deveriam seguir (não falar com o guarda armado dentro da sala ou não falar com o vigilante, não sair da sala e também não estragar os papéis entregues), caso contrário seriam desclassificados. Assim que o relógio inicia a contagem e as folhas são distribuídas, um dos participantes é desclassificado, em seguida os candidatos começam a se comunicar e se conhecer. De forma coletiva buscam extrair do papel a pergunta para posteriormente achar a resposta solicitada. Os candidatos levantaram várias questões sobre qual seria a pergunta a ser respondida e a partir de então alguns candidatos começaram a se destacar no decorrer do filme.
O clima entre os participantes começa a ser de disputa para alcançar o cargo