Educacao Especial Vm Simulados Divulga O 2012
EDUCAÇÃO ESPECIAL
01. A base da educação inclusiva é considerar a deficiência de uma criança ou de um jovem como mais uma das muitas características diferentes que os alunos podem ter e, sendo assim, respeitar essa diferença e encontrar formas adequadas para transmitir o conhecimento e avaliar o aproveitamento de cada aluno. Portanto, a escola inclusiva
(A) promove a organização de seus alunos em turmas pelo seu desempenho escolar. (B) deve organizar-se pela pertinência de seus protagonistas aos critérios que a definem. (C) pressupõe que todas as crianças tenham a mesma oportunidade de acesso, de permanência e de aproveitamento, independentemente de qualquer característica peculiar que apresentem ou não.
(D) determina que os alunos sejam selecionados segundo certas características, tanto em termos de aprendizagem escolar como de conduta.
(E) considera o desenvolvimento do ato de ensinar tendo como base as semelhanças entre os alunos.
02. A inclusão só é possível na medida em que se respeite a identidade sociocultural dos sujeitos, suas particularidades socioeducativas e linguísticas. Diante deste enfoque, as adaptações curriculares para educação especial devem oferecer aos alunos (A) escolas especiais integrais com profissionais qualificados que atendam às necessidades individuais.
(B) alterações estruturais, de conteúdo, estratégias, metodologias e recursos como mobiliário, equipamentos e sistemas de comunicação alternativos.
(C) propostas homogeneizadoras que atendam às diferenças individuais.
(D) equipe de apoio composta de psicólogos, médicos, psicopedagogos e assistentes sociais.
(E) atividades assistemáticas e abertas, que trabalhem aspectos da vida diária e conduzam à socialização.
EDUCAÇÃO ESPECIAL
E-mail: vmsimulados@hotmail.com.br
WWW.VMSIMULADOS.COM.BR
1
VMSIMULADOS
03. De acordo com os PCNs, os tipos de necessidades educacionais especiais são:
(A) Condutas típicas, Deficiência auditiva, Deficiência física, Deficiência mental,