V de Gowin
Professor: DR. Renato P. dos Santos
Estágio em Fisica ll
Porto Alegre 11 de dezembro de 2011
Questão central:
Quais são as dificuldades apontadas por professores e/ou pesquisadores para o uso da experimentação no ensino de física.
Teoria:
Os mencionados periódicos
Conceitos
Na análise dos dados os referidos autores tiveram como referência os trabalhos publicados, entre 1992 e 2001, na revista Brasileira de ensino de física. Nestes periódicos eles investigaram a área temática das publicações e os diversos aspectos metodológicos relacionados com as proposta de atividades experimental.
Princípios:
Há pelo menos três décadas a comunidade brasileira de pesquisadores em ensino de ciências, vem por meio de seus foros de debate (simpósios, seminários, reuniões cientificas, encontros...) e periódicos,
Palavra chave: Relação pesquisa-prática, Ensino de Física, Ensino Experimental.
Procedimentos:
Análise de relatos de experiências pedagógicas
Conclusões: A falta de apoio material e pedagógico das escolas para o desenvolvimento de metodologias que privilegiem atividades experimentais investigativas, bem como limitações na formação acadêmica do professor em relação ao saber experimental são fatores que contribuem para a ausência ou realização não sistemática de experimentação na realidade escolar do ensino de Física nos níveis Fundamental e Médio. Para estes autores a formação continuada tem, assim, um importante papel por possibilitar aos professores o conhecimento de novas metodologias aplicáveis ao ensino experimental de Física.
Por fim, apesar da importância que as atividades experimentais têm para o ensino de Ciências, e do expressivo número de trabalhos e pesquisas na linha temática Ensino Experimental, é possível dizer que esta pesquisa ainda parece carecer de “foros” de discussão e de divulgação sobre a sua