Gestão de estoque
“Devemos sempre ter o produto de que o cliente necessita, mas nunca podemos ser pegos com algum estoque ( Ronald Ballou).”
Hoje as empresas estão no mercado movidas pela competitividade empresarial como principal quesito para se manterem vivas e atrativas, e se veem cada vez mais pressionadas por redução de custos, nível de serviço, disponibilidade de produtos e agilidade de entrega. Porém se esbarram frequentemente com a gestão de estoques, como um dificultador na redução de custos operacionais internos para a manutenção e aumento da competitividade empresarial.
Precisamos do estoque por inúmeros motivos, para melhorar o nível de serviço, incentivar economias na produção, permitir economias nas compras e transportes, proteção contra aumento de preços, incertezas da demanda e do ressuprimento, a segurança contra contingências. Porém ele ainda é um dos grandes vilões das empresas por dois principais motivos: falta de conhecimento para controlar e gerir estes estoques e falta de procedimentos de controle das movimentações diárias das mercadorias.
A falta de capacitação dos profissionais envolvidos na gestão de estoques ainda é um grande problema enfrentado pelas micro, pequenas, médias e grandes empresas. A mão de obra ainda é formada por profissionais com conhecimentos práticos adquiridos nas rotinas de trabalho junto ao estoque, pouco fomentada com conhecimentos mais aprofundados e baseados em conceitos tradicionais difundidos nas literaturas. Diante disso encontramos controles de estoques falhos, compras de materiais desnecessários gerando níveis de estoques elevados, falta de estoque de segurança realmente enxutos e eficientes no cumprimento de sua função de segurança para atendimento ao cliente. http://www.setelagoas.com.br/sete-lagoas/colunistas/vivianepimenta/21652-coluna-logistica-os-desafios-da-gestao-de-estoques 11 dicas sobre Gestão de Estoques
1. Estoque é para os craques: Estoque é dinheiro, e para muitas