Renacimento
Indice
3- Introdução
4- O Renascimento
5- Origens do Renascimento e Fases do Renascimento
6- O Humanismo
7 e 8 - O Humanismo em Portugal e Grandes filósofos do Renascimmento
9- Crises Religiosas do Século XVI
10-O Luteraismo
11- Calvinismo e Anglicanismo
12- Potanismo na Europa e Artes Renascetistas
13 e 14-As Pinturas
15- A Esculturas
16- Conclusão
Introdução
Neste trabalho vamos explorar e apresentar o Renascimento. Vamos descobrir as suas características, os séculos em que teve lugar, as personagens mais importantes, a arte, a religião
O Renascimento
O Renascimento é um período da História que se destaca pela revolução no modo de pensar do Homem, devido a um maior espírito de curiosidade e vontade de saber, foi o renascer da cultura clássica, grega e romana, por ter surgido depois da Idade Média, um período negro no desenvolvimento do pensamento em que o homem colocava a vida espiritual e os problemas religiosos como centro de todos os interesses. Iniciou-se por volta do séc. XIV em Itália nas cidades de Florença e Siena e desenrolou-se até ao séc. XVII. O seu apogeu deu-se entre 1495 e 1520.
O homem renascentista defende a valorização humana, assumindo o homem uma forma de pensamento conhecido por antropocentrismo, através do qual se coloca no centro do universo enquanto ser dotado de inteligência e símbolo da perfeição, um pensamento racionalista, humanista e individualista, é basicamente a procura e reflexão de uma nova maneira de ver e estudar o mundo. Abandona assim a visão teocêntrica.
Antropocentrismo – (do grego Anthropos = Homem + centro); o Homem como centro do estudo e do pensamento do Homem.
Teocêntrico – (do grego Theos = Deus + centro); Deus como centro do estudo e do pensamento do Homem.
As Origens do Renascimento
Itália reunia, nesta época, factores que conjugados terão contribuído para que fosse o berço do