Macroeconomia
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA
Aluna: Carline Freitas dos Santos
Disciplina: Macroeconomia
Atividade de Portfólio Individual III
Beberibe-CE
Setembro de 2014
Atividade de Portfólio Individual III
Resolva as seguintes questões e envie as resposta através do seu portfólio no SOLAR.
1. Quais as características e funções da moeda. Como a inflação pode afetar a capacidade da moeda cumprir essas funções?
Respostas:
As características da moeda são – Indestrutibilidade e inalterabilidade, Homogeneidade, Divisibilidade, Transferibilidade, Facilidade de manuseio e transporte.
A moeda tem várias funções – Instrumento de Troca (operacão de venda e compra), Meio de Pagamento (liberar débitos), Reserva de Valor (armazenar e conservar os valores) e Denominação Comum de Valores (indicação e comparação dos valores).
A inflação diminui/enfraquece o poder de compra e venda da moeda (instrumento de troca), fazendo com que a mesma circule menos (liberação de débitos) e que consequentemente seja menos guardada/armazenada (reserva de valor). Dessa forma as funções da moeda estariam comprometidas.
2. Os cartões de crédito e os de débito têm sido cada vez mais utilizados nas transações de aquisição de bens e serviços, então podem ser considerados como moeda? (justifique)
Respostas:
Sim, os cartões de credito e débito podem ser considerados moeda. Pois, segundo o artigo Introdução ao Direito Econômico e Financeiro macrovisão acerca da atual política monetária nacional, escrito por Guilherme Duarte da Costa Gomes e Anderson de Almeida, ao longo da evolução histórica a moeda foi ganhando diferentes formas que cumprem o seu objetivo que é intermediar trocas, denominar e reservar valores. O uso de cartões de créditos e débitos é chamado de moeda sofisticada que consiste em um conjunto de registros eletrônicos que representam uma diversidade de ativos.
3. Como o Banco Central pode interferir na capacidade que tem os