ED APRESENTA O Moral do Oportunismo
GESTÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL
ALINE CRISTINE DA SILVA MOURA
AMANDA THAYNA OLIVEIRA
BIANCA CRISTINA DA SILVA MOURA
LEONARDO MAGNO ROSA
LUCAS ALVES SOBRINHO
LUIZ CARLOS DOS SANTOS JUNIOR
A MORAL DO OPORTUNISMO
Trabalho apresentado como requisito de aprendizagem para a disciplina Gestão Ambiental e Responsabilidade Social do curso de Administração/ Ciências Contábeis da Faculdade Bilac.
Orientador: ProfºMsc. Luiz Laerte Soares.
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SP
2013
INTRODUÇÃO
Todos nós somos tentados diariamente a cometermos desvios de condutas, a sermos beneficiados de alguma forma mesmo sabendo que tal atitude não seja politicamente correta.
A moral do oportunismo, segundo o sociólogo Robert Henry Srour, configura-se no comportamento dito esperto, ou seja, tirar proveito de situações pensando exclusivamente em si ou a favorecimento de outrem, sem se importar com consequências causadas a outras pessoas.
Em A Moral do Oportunismo, Srour instiga a todos a uma reflexão de nossas práticas, desejando que assim tenhamos um espírito solidário e sejamos exemplos de profissionais honrados.
DESENVOLVIMENTO
“Somente a moralidade das nossas ações pode nos dar a beleza e a dignidade de viver”
Albert Einstein
Moral
Moral é o conjunto de regras adquiridas através da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano, e que orientam o comportamento humano dentro de uma sociedade. O termo tem origem no Latim “morales” cujo significado é “relativo aos costumes”.
Oportunismo Atitude daqueles que preferem contemporizar, para atingir um fim, aproveitando-se das circunstâncias oportunas. Sistema ou prática política, que consiste em aproveitar-se das circunstâncias ou acomodar-se a elas para tirar proveito.
A Moral Brasileira
No Brasil, são raros os casos onde as pessoas deixam de beneficiar um amigo, sonegar impostos, pagar propinas, subornos,