Introdu o Ergonomia
Ergonomia é o conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no que se diz a respeito de interação entre homem e máquina. E o principal objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação do homem ao seu ambiente de trabalho, de forma eficiente e segura, visando a otimização do bem-estar e consequentemente a produtividade.
Disciplinas: Ergonomia Física que estuda antropometria, biomecânica e a fisiologia. Ergonomia Cognitiva: Estuda a carga mental de trabalho e processos mentais como o desempenho. Ergonomia Organizacional: Estuda a relação interdependente entre setores, pessoas e processos.
Ergonomia no Brasil
A ergonomia no Brasil começou a ser evocada na USP, nos anos 60 pelo Prof. Sergio Penna Khel, que encorajou Itiro Iida a desenvolver a primeira tese brasileira em Ergonomia, a Ergonomia do Manejo. Também na USP, Ribeirão Preto, Paul Stephaneek introduzia o tema na Psicologia.
Nesta época, no Rio de Janeiro, o Prof. Alberto Mibielli de Carvalho apresentava Ergonomia aos estudantes de Medicina das duas faculdades mais importantes do Rio, a Nacional (UFRJ) e a ciencias Médicas (UEG, depois UERJ); O Prof. Franco Seminério falava desta disciplina, com seu refinado estilo, aos estudantes de Psicologia da UFRJ. O maior impulso se deu na COPPE, no início dos anos 70, com a vinda do Prof. Itiro Iida para o Programa de Engenharia de Produção, com escala na ESDI/RJ. Além dos cursos de mestrado e graduação, Itiro organizou com Collin Palmer um curso que deu origem ao primeiro livro editado em português.