Ecos no porão
Curitibanos, 2012
Larissa Pelegrini de Marco
23ª – Português
ECOS NO PORÃO
Silveira de Souza
Gênero: Conto
Ano de Publicação: 2012
Época Literária: Contemporâneo
Capítulo 1 – Um homenzinho que corria Personagens: Observador do apartamento e Velho que corre. Enredo: O observador inicia descrevendo a vista de seu apartamento: árvores e a Avenida Ivo Silveira, em Florianópolis. Observa uma figura curiosa, um homem velho e magro fazendo cooper. O velhinho corria enquanto olhou para o homem que o observava, abrindo um sorriso e acenando, antes de sumir de vista. O segundo momento que o observador o viu, foi em um bar em Itaguaçu, enquanto bebia uma cerveja e sente ser reconhecido pelo velhinho. E no terceiro momento, ele o vê em um pesadelo. O narrador é atropelado por uma caçamba e ao longe pressente vir o corredor.
Capítulo 2 – O meu secretário Personagens: Narrador e secretário. Enredo: Desde que o narrador contrata um novo secretário, percebeu o quanto displicente era com suas roupas e modo de agir. O primeiro ato, logo ao assumir sua função, foi dissertar sobre o quão importante é a aparência na vida pública. Colocando a teoria na prática, visitaram lojas e compraram um novo vestuário para o empresário. O segundo ponto em que o secretário ajudou o narrador foi no modo de pensar e agir. Convenceu o empresário que se o que ele pensa não atingir o maior número de pessoas, esse pensamento será inútil. O terceiro ponto tratado foi o modo de gesticular e interagir com as pessoas, fator importante em um bom empresário. Com toda essa mudança, ele se candidatou a um cargo político, vencendo. Quando os problemas tornam-se fora de controle, ele sempre chama seu secretário.
Capítulo 3 – Românticas Neuroses Personagens: Um homem que devaneia. Enredo: Um homem fantasia, nos momentos mais inesperados (praia, boate, motel, igreja), sobre uma mulher que o ama. A mulher quer materializar-se e