Avaliação de conformidade
Marluci Francieli Etur
TRABALHO SOBRE SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO DE QUALIDADE
Trabalho apresentado como requisito parcial para a disciplina Gestão da Qualidade e Produtividade no curso de Administração na Universidade do Vale do Itajaí, Centro de Educação de Bal.Camboriú
Trabalho apresentado como requisito parcial para a disciplina Gestão da Qualidade e Produtividade no curso de Administração na Universidade do Vale do Itajaí, Centro de Educação de Bal.Camboriú Prof. Msc. Lineu Muniz Filho.
Balneário Camboriú
2012
AVALIAÇÃO DE CONFORMIDADE
INTRODUÇÃO
Há milhares de anos, desde que o mundo deu seus primeiros passos no comércio, a atividade avaliação da conformidade vem sendo usada como um importante instrumento nas trocas de mercadorias. Desde os primórdios, as relações comerciais são acompanhadas de verificações dos produtos quanto à conformidade aos padrões e aos pedidos estabelecidos.
Quando se compra alguma coisa, o comprador quer saber se o que recebeu é o que foi pedido. Isto pode ser feito comparando-se o recebido com a especificação do que foi pedido. O ato de fazer esta verificação é a avaliação da conformidade.
Assim, apesar do aumento de complexidade da economia mundial, e, evidentemente, da evolução da atividade do comércio, percebe-se que o conceito de avaliação da conformidade se manteve presente ao longo de todos estes anos.
Chamamos de avaliação da conformidade a qualquer atividade com objetivo de determinar, direta ou indiretamente, que os requisitos aplicáveis são atendidos. Estes requisitos podem estar estabelecidos numa norma ou em outro documento equivalente, como um regulamento técnico ou uma especificação.
Assim sendo, avaliar e atestar que um produto, serviço, sistema ou pessoal atende aos requisitos de uma norma é um instrumento poderoso para o desenvolvimento empresarial e para a proteção do consumidor. As organizações que adotam a avaliação da conformidade beneficiam-se pelo aumento