Econômico
O Controle interno tem como objetivo apontar falhas para que as mesmas não ocorram novamente, para isto os administradores devem programar controles adequados a cada empresa (atendendo suas particularidades), o que não necessariamente são a risca do que é transmitido em livros e normas. Está ligado a todas as áreas administrativas da empresa e pode ser considerado um sistema de feedback.
Podemos analisar o controle interno por separação de quatro tópicos sendo eles:
• Defesa dos Interesses que defende o patrimônio de perdas e riscos devidos a erros e irregularidades; onde define bem as funções da empresa e determina responsabilidades, mantém um sistema de autorização e aprovação, rodízio de funcionários para as funções, mantém-se atualizada a legislação vigente e faz a contagem física de bens e valores.
• Confiabilidade e Precisão dos informes e relatórios contábeis, financeiros e operacionais; utiliza documentos confiáveis, faz a conciliação com precisão verificando se há anormalidades, analisa as informações fornecidas, estabelece um plano de contas, define o tempo para que registro das informações e utiliza equipamento mecânico para registro das transações.
• Adere e assegura que as políticas existentes estão sendo cumpridas através de supervisão, revisão e aprovação de políticas e procedimentos e auditoria interna.
• Associação dos objetivos do controle interno, que visa à configuração de segurança adequada ás as atividades praticadas pela organização de forma vertical e horizontal.
Segundo o conselho Regional de