Processo de produção de cerveja artesanal
Para fabricação de uma boa cerveja precisamos de 4 ingredientes básicos:
Água:
A água representa 90% da cerveja, por tanto deverá ser livre de impurezas, filtrada, sem cloro, sabor e cheiro.
Malte:
O malte se tem posterior a germinação e secagem da cevada.
Sendo que períodos de secagem mais longos vão originar maltes mais escuros, utilizados para elaborar cervejas escuras, e vice versa. A qualidade de uma cerveja depende muito da qualidade do malte utilizado.
Lúpulo:
O lúpulo é uma trepadeira de origem europeia.
As suas flores fêmeas apresentam grande quantidade de resinas amargas e óleos essenciais.
Estes vão atribuir à cerveja o seu característico sabor amargo.
Fermento ou levedura:
A levedura é um dos elementos mais importantes na elaboração de cerveja, esta é um fungo unicelular responsável pela fermentação alcoólica de soluções açucaradas, vai transformar o açúcar contido em álcool.
Após termos todos os ingredientes disponíveis para o tipo de cerveja que faremos, seguiremos alguns passos para que a receita funcione:
1º Passo - Moagem
Moer o malte, utilizando para isso um moinho apropriado, para evitar desfazer os grãos em pó.
Moedor manual.
2º Passo - Preparo da água
A água utilizada na cerveja deve ser o mais neutra possível, sem cheiro ou cloro. Pode ser utilizada água mineral ou filtrada (com filtro de carvão ativado). Dependendo do interesse do cervejeiro, ele pode adicionais sais para que ela adquira propriedades semelhantes ao tradicional do estilo.
O controle do pH é importante para a produção de cervejas. A água com o malte deve ter o pH próximo de 5,2 para uma melhor atividade das enzimas e melhor conversão de amido em açúcares fermentáveis. O pH deve ser medido durante a brasagem, ou seja, com o malte misturado à água. Ele pode ser corrigido, portanto, com ácido lático ou fosfólico, para torná-la mais ácida. Caso o objetivo seja deixar o líquido mais