Economia monetária
Aluno: Jefferson Lima De Souza - 21000675
1. Esclareça a diferença entre concepções da moeda como variável exógena e como variável endógena. Explique por que a exogeneidade da moeda é essencial para o exercício da política monetária.
A moeda pode ser considerada como exógena quando a sua quantidade é determinada pelas autoridades monetárias e exógenas quando essas mesmas autoridades não podem controlar a quantidade da demanda de moeda, já que a mesma sofre influências por pressões internas da economia afetando assim a sua demanda.
A exogeneidade da moeda é essencial, pois as instituições monetárias que fazem o controle da oferta dessas moedas através da politica monetária, com ligação a outros setores da administração pública fazem a manutenção do desenvolvimento econômico, divisão de riquezas, politicas sociais, contabilidade economia etc.
2. Distinga o conceito convencional de oferta monetária (M1) de outros conceitos nas abrangentes (M2, M2 e M4). Explique por que os conceitos não convencionais olham a moeda não só como intermediária de trocas, mas também como reserva de valor.
M1 = papel moeda em poder do público + depósitos à vista
M2 = papel moeda em poder do público + depósitos à vista + quotas de fundos de renda fixa de curto prazo somado aos títulos públicos de alta liquidez
M3 = papel moeda em poder do público + depósitos à vista + quotas de fundos de renda fixa de curto prazo somado aos títulos públicos de alta liquidez + depósitos de poupança
M4 = papel moeda em poder do público + depósitos à vista + quotas de fundos de renda fixa de curto prazo somado aos títulos públicos de alta liquidez + depósitos de poupança + títulos emitidos por instituições financeiras
3. Os depósitos no sistema bancário comercial constituem na quase totalidade dos países, a maior parcela do conceito M1 de moeda. Cite as principais razões da preferência, pelo público, dessa forma de moeda.
Os depósitos bancário à vista tem mais rápida