Transformadores trifasicos
1. Objetivo 3
2. Introdução 3
1.1 Transformador Trifásico 3
2.1 Tipos de ligação de transformadores trifásicos 4
3. Material Utilizado 7
4. Desenvolvimento 7
5. Resultados 7
6. Conclusão: 8
7. Bibliografia 8
Objetivo
Fazer a ligação de um transformador trifásico, com uma ligação em estrela, e verificar o seu funcionamento.
Introdução
Transformador Trifásico
O transformador trifásico é o equipamento que permite rebaixar ou elevar os valores de tensão ou corrente de CA de um circuito. Seu princípio de funcionamento baseia-se no fato de que uma tensão é induzida no secundário quando este é cortado pelo fluxo magnético variável gerado no primário. O transformador é formado basicamente pelo núcleo e pelas bobinas (primária e secundária). O núcleo constitui o circuito magnético do transformador. É uma peça metálica construída com chapas de ferro-silício isoladas entre si e sobre a qual são montadas as bobinas. Essas chapas possuem três colunas que são unidas por meio de duas armaduras. Cada coluna serve de núcleo para uma fase onde estão localizadas duas bobinas, uma primária e outra secundária. Por essa razão, esses transformadores têm no mínimo seis bobinas, três primárias e três secundárias, isoladas entre si. [pic] Figura 1 – Transformador trifásico.
Tipos de ligação de transformadores trifásicos
As ligações internas entre as três fases do transformador podem ser feitas de duas maneiras. • Ligação em estrela (Y); • Ligação em triângulo (∆). [pic] Figura 2 – Tipos de ligações de um transformador.
As ligações em estrela e em triângulo são executadas tanto no primário quanto no secundário do transformador. Nos diagramas, as letras H e X representam respectivamente o primário e o secundário, enquanto as