Transformadores Trifásicos
Aspectos construtivos:
Os transformadores Trifásicos (que tem valor igual a três transformadores monofásicos) são constituídos, basicamente, de uma parte ativa e de acessórios complementares.
Parte Ativa: A parte ativa compreende as bobinas (enrolamentos do primário e do secundário) e o núcleo ferromagnético. Para que haja um funcionamento eficaz, é necessário que seus componentes sejam prensados e devidamente calçados, a fim de suportarem as mais diferentes condições ambientais a que são submetidos.
Núcleo: O núcleo é constituído de lâminas de material ferromagnético, contendo em sua composição o silício (aumenta a resistividade), que possui excelentes características de magnetização, baixas perdas por histerese e por mudança de temperatura. O empilhamento das lâminas, isoladas entre si e do núcleo, é feito para minimizar a ação das correntes parasitas provenientes da variação de fluxo ocorridos sobre o material, que é condutor.
Enrolamentos: Os enrolamentos são constituídos de fios de cobre, de seção retangular ou circular, isolados com esmalte (para transformadores de BT e baixa potência) ou folhas e fitas retangulares cintadas com papel impregnado em óleo (para máquinas de grande suporte). Os enrolamentos de BT e AT, normalmente são concêntricos, onde a BT ocupa a parte interna próximo ao núcleo e a AT a parte externa, sendo estes fracionados em bobinas de menor número de espiras, chamadas “panquecas”, por motivo de isolação, facilidade de manutenção e retirada das derivações para conexão ao comutador.
Dispositivo de prensagem: São vigas dispostas horizontalmente, fixadas por tirantes horizontais e verticais. Tem a função de um conjunto de rigidez no núcleo.
Calços: São usados em vários pontos da parte ativa e tem várias finalidades. Servem para constituir as vias de circulação de óleo, para impedir que os enrolamentos se movam como apoio da parte ativa, e outras. Os materiais dos calços são vários e dentre eles podemos