Transformadores Trifasicos
Constituição …………………………………………………………………. Pag. 3
Utilização ……………………………………………………………………. Pag.4
Ligação de Enrolamentos……………………………………………………. Pag.4 e 5
Grandezas nominais…………………………………………………………. Pag. 5
Relação de Transformação Trifásica ……………………………………….. Pag. 6
Constituição
É formado basicamente pelo núcleo, bobinas (primarias e secundarias) e pela a carcaça.
Utilização
São equipamentos utilizados principalmente na transformação de valores de tensão e corrente, além de serem usados na modificação de impedâncias em circuitos elétricos.
Ligação de enrolamentos
As ligações dos enrolamentos do primário e do secundário de um transformador trifásico ou banco trifásico podem ser em estrela ou em triângulo. Assim, na prática podemos ter quatro tipos de ligação:
• Triângulo / Estrela (D/y)
• Estrela / Triângulo (Y/d)
• Triângulo / Triângulo (D/d)
• Estrela / Estrela (Y/y)
Grandezas Nominais
Os principais parâmetros e grandezas de um transformador são frequentemente representados como uma fração dos seus valores nominais. Assim, se um transformador de 100 kVA alimenta uma carga que absorve apenas 20 kVA, diz-se que a carga está absorvendo 20% da potência nominal ou 0,2 p.u. (por unidade). O sistema "por unidade", ou, mais brevemente, sistema p.u., consiste na definição de valores de base para as grandezas (tensão, corrente, potência, etc.), seguida da substituição dos valores das variáveis e constantes (expressas no Sistema Internacional de unidades) pelas suas relações com os valores de base pré-definidos. Para uma grandeza G o valor em p.u. numa base Gb obtém-se então através da expressão Gpu=G/Gb.
Relação de Transformação Trifásica
Define-se a relação de transformação dos transformadores trifásicos como sendo a relação entre as tensões nominais dos enrolamentos primários e secundário (relação entre o número