Hermes
O presente trabalho tem por objetivo falar sobre a história do deus Hermes, trabalho esse que tem como importância enriquecer nossos conhecimentos no que se refere aos mitos históricos da antiga Grécia. A principal finalidade é adquirirmos, independente de crença ou religião, valores, atos, cultura, respeito, diferenças religiosas e entendermos a história da civilização da Grécia Antiga.
Hermes era filho de Zeus (deus dos deuses) e de Maia (uma das plêiades). A crença em Hermes espalhou-se por várias regiões da Grécia Antiga. Após a Grécia ser conquistada pelo Império Romano, a figura e o mito de Hermes sofreu um sincretismo com o deus romano Mercúrio (deus do lucro, do comércio e também o mensageiro dos deuses). Continuaremos a historia de Hermes na integra no decorrer do trabalho.
Desenvolvimento
Hermes, deus dos viajantes, protetor da magia e da adivinhação, responsável pelos golpes de sorte e pelas súbitas mudanças de vida, patrono dos ladrões e dos trapaceiros, era filho de Zeus e da misteriosa Ninfa Maia. Hermes nasceu num dia 4 (número que lhe era consagrado), numa caverna no monte Ciline, na Arcádia, enrolado nas faixas foi colocado no vão de um Salgueiro, árvore sagrada, símbolo de fecundidade e imortalidade (rito iniciático). A mais jovem das Plêiades, também chamada de noite. Chamado de trapaceiro por sua ambigüidade, ao mesmo tempo era mensageiro dos deuses e também fiel mensageiro do mundo das trevas. Hermes é filho da luz espiritual com as trevas primordiais. Suas cores vermelho e branco refletem a mistura de paixões terrenas com a clareza espiritual que fazem parte de sua natureza.
Ainda muito pequeno, Hermes conseguiu sair do berço, roubou um rebanho de seu irmão Apolo, criou o fogo e assou duas reses. Para enganá-lo, calçou as sandálias ao contrário para que o irmão seguisse a pista falsa. Quando Apolo descobriu o roubo foi exigir de Hermes a devolução das reses. Mas Hermes negou tudo se desculpando por ser ainda uma