Teorias
Descobriram que em alguns dias a natureza não permitia a obtenção dos alimentos e para evitarem a fome, passaram a deixar alimentos guardados para essas eventualidades, surgindo assim a previsão. Como os alimentos tinham que ser divididos para durarem, apareceu dessa forma o controle.
A área de material sofreu um grande impacto, face à sua característica de atividade meio. Com o emprego cada vez maior de itens de material e suas diversificações os estoques subiram a nível multiplicados e a uma velocidade de demanda que desafiava qualquer método de previsão e controle até então empregados. Esse impacto, sentido pelas empresas, somente foi neutralizado com o advento da chamada administração científica, iniciada por Taylor, Fayol e outros.
Mas foi a partir da 2º Guerra Mundial que os estudos sobre estoques veio ganhando impulso crescente, e outras atividades vinculadas ao fluxo de material em uma empresa foram implementadas e passaram a construir um sistema único, hoje denominado Sistema de Material.
Sistema de Material
A administração de materiais é, por assim dizer, um ramo especializado da Ciência da Administração, pois trata especificamente de um conjunto de normas relacionadas com a gerência de artigos essenciais à produção de um determinado bem ou serviço.
Sob a designação genérica de materiais entende-se, que são todas as coisas contabilizáveis que entram, na qualidade de elementos constitutivos e constituintes, na linha de produção de uma empresa, além de outros itens contabilizáveis que embora