Economia Criativa
Economia Criativa
Itajaí – Santa Catarina
Agosto – 2015
O que é Economia Criativa?
Economia criativa e o processo de inovação, que empreendedores vêem utilizando para constante permanência e destaque no mercado econômico atual, utilizam como fonte principal recursos intangíveis como a criatividade. Criatividade hoje virou o centro dos produtos, dos serviços das cidades e de tudo que fazemos no dia a dia. A Economia Criativa esta fortemente ligada a fontes culturais, que hoje movimentam boa parte da economia mundial.
Exemplos de Economia Criativa:
Independente do ramo em qual a empresa se posiciona no mercado, é sempre importante estar buscando novas estratégias de inovação e complementos que agreguem não só valores contábeis a empresa mais sim valores intangíveis que a diferem de outras no mercado, porem todos nos sabemos que os investimentos que empresas inovadoras que fazem uso da economia criativa têm o foco de sempre estar com as metas financeiras atingidas.
Pensar como consumidor e um dos fatores principais para ganhar o mercado nos dias de hoje, ver as necessidades de criar produtos e atendimento personalizados e estar em constante processo de abrangência em qualquer seguimento.
Exemplos de empresas que transformam criação em produtos e serviços estão distribuídos em 13 áreas: arquitetura, publicidade, design, artes e antiguidades, artesanato, moda, cinema e vídeo, televisão, editoração e publicações, artes cênicas, rádio, softwares de lazer e música. Estes seguimentos se mantém pela criatividade, porem o mercado empreendedor estão abrangendo seus negócios através da criatividade e inovação, podemos falar de empresas que começaram com apenas um determinado produto ou serviço, e hoje devido à forte concorrência tiveram que agregar outras vantagens em seus respectivos produtos e serviços para não perder o consumidor. Também podemos citar novas estratégias de produção utilizando