Economa em musicas
Musica originária da dupla R. Dunbar e G. N. Johnson, que foi traduzida pela dupla Sérgio Brito e Nando Reis aqui no Brasil na década de 80. Na época da versão original entre a década de 60 e 70 havia certo modismo em compor letras que constassem o drama do cotidiano vivido naquela época. Marvin é um bom exemplo.
Por volta de 1970 iniciava-se a Crise Mundial, em especial os Estados Unidos sofria com a crise no setor petrolífero, e a desregulamentação da política monetária originou-se a RECESSÃO, que é quando o nível de produção de um pais cai em 2 (dois) trimestres consecutivos, conhecido também pela queda do PIB. Isso não é nada bom para um pai desenvolvido como esse, cujas conseqüências são:
* O aumento do desemprego: que gera queda na renda familiar, onde as pessoas gastam menos;
* Redução na taxa de lucro: que aumenta o nível de falência das empresas e concordatas;
* A queda de investimentos: a economia em geral fica com receio de investir com medo de arcar com mais prejuízo;
* Queda no setor automobilístico: com a alta no preço do barril do petróleo e a inflação a produção de automóveis travou.
* Desemprego focalizado: atingem essencialmente os jovens sem formação especializada, mulheres, trabalhadores imigrantes e operários das indústrias.
Conclui-se então que a MACROECONOMIA é iminente nessa música, e que todos somos afetados seja de uma forma ou de outra. Que agrega as seguintes variáveis o desemprego, o quantidades de moeda, taxas de juros, o nível geral de preços, nível dos salários e etc.
BIBLIOGRAFIA:
Sites para analise da música: * http://amigonerd.net/trabalho/3179-macroeconomia-nocoes-e-origens * http://www.infopedia.pt/$crise-mundial-dos-anos-70
* http://pt.wikipedia.org/wiki/Marvin_%28can%C3%A7%C3%A3o%29
*