Tribos urbanas: grafiteiros
O Grafitte
Grafiteiros é o nome que se da à tribo dos adeptos da Grafitagem.
Grafitagem ou grafite é nome dado a inscrições caligrafadas ou desenhos pintados ou gravados sobre um suporte que não é normalmente previsto para esta finalidade.
A palavra Grafite vem do italiano graffitti.
Em seu uso original serve pra designar tanto pinturas sofisticadas e elaboradas que possam ser ou não autorizadas, mas também é utilizada para designar tags e desenhos ilegais chamados de pichação.
No Brasil, a palavra grafite é utilizada para designar desenhos mais elaborados que podem ou não ter autorização para serem feitos em muros ou outras estruturas.
Costumam ser aceitos pela população e atualmente são considerados como obras de arte. Diferente da pichação, o grafite não costuma ser usado para demarcar território e sim para intervir na paisagem de maneira artística ou critica chamando a atenção das pessoas para algo fora do seu cotidiano.
Nesse termo, a grafitagem seria precursora de uma pratica artística conhecida como Intervenção Urbana.
A tribo dos grafiteiros costuma frequentar grandes centros urbanos e tem ligações diretas com outras tribos que também tem a contravenção como berço.
Entre essas conexões estão as tribos do Hip Hop, Pichadores e Bboys.
Apesar de serem tratados de maneira diferente pela sociedade, os pichadores costumam se dar bem com os grafiteiros e existe um respeito mutuo entre os trabalhos uns dos outros.
Muitos grafiteiros famosos assumem que tiveram como berço a pratica da pichação.
Os integrantes dessa tribo fazem parte de todas as classes sociais e essa diferenciação pode ser vista em seus trabalhos.
Apesar da diferença de classes entre os adeptos, o convívio se da de forma harmoniosa já que o núcleo cultural (musical e artístico) onde o grafite se propaga já é bem democrático a algum tempo.
O estilo de seus integrantes varia muito, mas sempre é associado a moda hip hop.
O estilo musical favorito é o rap