Economato
No âmbito da unidade curricular, Gestão economato, leccionada pelo professor Filipe Silva, foi-nos solicitada a elaboração de um trabalho sobre uma determinada unidade de alojamento com serviço de restaurante para que fosse realizada uma análise da sua unidade de aprovisionamento.
O grande objectivo deste trabalho é a caracterização, descrição do hotel em causa, do economato, mas também para que aja uma melhor compreensão do hotel iremos abordar uma pequena parte de todas as áreas integradoras do da unidade hoteleira.
Após diálogo entre os elementos do grupo foi consensual a escolha do Hotel Sol Peniche para a execução deste trabalho, visto ser uma região que para nós é ainda um tanto ou quanto desconhecida e, através do qual, poderemos conhecer um pouco mais sobre quem procura Peniche, como se desenvolve o turismo e, em particular, o funcionamento desta unidade de alojamento.
Este trabalho será desenvolvido em três partes. Numa primeira parte será feita uma caracterização da envolvente do Hotel Sol Peniche, isto é, da sua localização, interesses paisagísticos e culturais e concorrência existente. Na segunda fase procederemos à caracterização da unidade escolhida no que toca ao tipo de gestão, classificação desta perante a lei, organização, composição física, entre outros. Por fim, na terceira fase, será desenvolvido o grande objectivo deste trabalho que é a caracterização do economato, onde iremos abordar a estrutura do departamento de aprovisionamento, caracterização das secções do economato, e onde iremos explicar a organização do economato.
Localização e Interesses Paisagísticos e Culturais
O Hotel Sol Peniche está, como o próprio nome indica, localizado em Peniche, na zona Oeste de Portugal, junto à costa, pelo que está em contacto directo com o Oceano Atlântico. O Hotel está à entrada da cidade de Peniche em frente à Praia da Cova da Alfarroba.
Visto que Peniche é uma zona de mar, os interesses dos seus residentes e