Econ. Brasileira
Questão 1 - Quais as características da economia brasileira na República Velha que justificam chamá-la de economia primário-exportadora?
A economia da República Velha era baseada no modelo agroexportador. No qual o principal produto da pauta de exportação era o Café. Ou seja, era uma economia monocultora. Nos países agroexportadores a pauta de exportações possuía uma base estreita, era fortemente concentrada em poucos produtos primários, já os países centrais possuíam a pauta de exportações sem grandes diferenças entre o que se era produzido do que era exportado. Sendo assim o Brasil procurava produzir em grande quantidade, de uma forma expansiva e visava suas vendas principalmente para o mercado exterior, gerando assim os distingues principais para a importação de produtos de total consumo da população geral, desde alimentos à manufaturados.
Questão 2 - Que tipo de problemas enfrenta uma economia com características agroexportadoras?
Oscilações de preço do produto primário exportado. Nas fases de ascensão dos preços, era gerado impactos positivos sobre o restante da economia. A lucratividade aumenta na atividade e boa parte desses lucros é reinvestida no próprio setor, gerando aumento de volume de utilização desta economia.
Questão 3 – Descreva alguns mecanismos utilizados no Brasil durante a fase agroexportadora para enfrentar problemas de quedas de preços no mercado internacional do café.
A desvalorização cambial, onde iria manter a renda dos cafeicultores em moeda nacional. Mantendo-a a desvalorização sustentava o nível de emprego da economia, evitando e reduzindo que as quedas no mercado internacional gerassem desemprego na economia brasileira.
Questão 4 – Até que ponto, no Brasil, a atividade cafeeira favoreceu o desenvolvimento industrial no período anterior a 1930?
Houve um favorecimento de forma contida e simples nesta ocasião. Tendo em vista o enorme lucro do setor cafeeiro não favorecia grandes