matematica financeira
Curso de Ciências Contábeis
NOTA
Avaliação:
Data:
Disciplina: Teoria da Contabilidade
Semestre: 2º
Turma:
Professor (a): Hugo David Santana.
Visto Coordenação:
Acadêmico(a):
RA:
.
1) FALE SOBRE POSTULADOS CONTÁBEIS, BEM COMO SUA BUSCA AOS PRINCÍPIOS CONTÁBEIS. (15 LINHAS)
1 – Por que a Contabilidade trabalha com números e não é tratada como uma Ciência Exata? O que é Ciência Social?
R- A contabilidade não é uma ciência exata. Ela é uma ciência social, pois é ação humana que gera e modifica o fenômeno patrimonial. Todavia, a Contabilidade utiliza os métodos quantitativos e qualitativos (matemática e estatística) como sua principal ferramenta.
As ciências sociais são um ramo do conhecimento científico que estuda os aspectos sociais do mundo humano. Diferenciam-se das artes e das humanidades pela preocupação metodológica. Os métodos das ciências sociais, como a observação participante e podem ser utilizados nas mais diversas áreas do conhecimento, não apenas na grande área das humanidades e artes, mas também nas ciências sociais aplicadas, nas ciências da terra, nas ciências agrárias, nas ciências biomédicas etc. Embora polêmica, é comum a distinção entre método quantitativo e método qualitativo.
2 – Qual é o momento em que a Contabilidade é vista como Ciência? O que se poderia entender como Ciência.
R – Na Idade Moderna, em torno dos séculos XIV a XVI, principalmente no Renascimento, diversos acontecimentos no mundo das artes, na economia, nas nações propiciaram um impulso espatacular das Ciências Contábeis, sobretudo na Itália. Em torno desse período tivemos, sem a precoupação de ordem cronológica, Cópernico, Galileu e Newton, revolucionando a visão da humanidade, aperfeiçoamento da imprensa por Gutemberg, Colombo iniciando grandes descobertas, o mercantilismo, o surgimento da burguesia, o protestantismo, a descoberta de diversos campos de conhecimento.
As ciências