genero
Disciplina: Psicologia
Professora: Jane Caldas
Sumário
INTRODUÇÃO 3
SURGIMENTO DO CONCEITO DE GÊNERO 3
DEFINIÇÃO DO CONCEITO DE GÊNERO 3
PAPEL SOCIAL DO GÊNERO 4
GÊNERO E SEXO 5
GÊNERO E SEXUALIDADE 5
GÊNERO NA ESCOLA 6
GÊNERO E CIDADANIA 9
ALTERAÇÃO NAS RELAÇÕES DE GÊNERO 10
CONCLUSÃO 11
BIBILIOGRAFIA 12
DINÂMICA DE GRUPO 13
INTRODUÇÃO
Geralmente entende-se como gênero a diferença entre o homem e a mulher. Este conceito é frequentemente usado como sinônimo de sexo, e nas ciências sociais refere-se às diferenças sociais, conhecidas como papel de gênero. Historicamente, o feminismo posicionou os papéis de gênero como construídos socialmente, independentemente de qualquer base biológica.
A visão geral do conceito de gênero é abordada de forma que exceda a barreira físico/biológica fazendo com que esta barreira seja apenas o início da compreensão do termo gênero e não sua definição propriamente dita.
Apresenta-se neste trabalho todos os aspectos relacionados ao entendimento do conceito.
SURGIMENTO DO CONCEITO DE GÊNERO
No fim da década de 70, o conceito de gênero começou a ser utilizado por teóricas(os) e estudiosas(os), de mulheres e do feminismo. Naquele momento, o movimento feminista ressurgia com muita força no mundo todo, principalmente por influência da onda revolucionária que percorrera a Europa, a China, a América Latina e os Estados Unidos, no final da década de 60, com os grandes movimentos estudantis e a contestação dos papéis e comportamentos sexuais.
A partir daí, foi necessário um aprofundamento conceitual no tratamento dessas questões. Surgiu, o conceito de gênero formulado por pesquisadores de língua inglesa, como Joan Scott e Gayle Rubin. No Brasil esta nova conceituação foi incorporada pela comunidade acadêmica no mesmo período.
DEFINIÇÃO DO CONCEITO DE GÊNERO
A palavra “gênero” começou a ser