Analista de Sistemas II Periodo
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR
Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, como Atividade Interdisciplinar Semestral.
Prof. Anderson Gonçalves
Prof. Luis Cláudio Perini
Prof. Roberto Nishimura
Prof.a Polyanna Gomes
Sete Lagoas
2011
SUMÁRIO
1INTRODUÇÃO 4
2DESENVOLVIMENTO 6
3considerações finais 13
4REFERENCIAS 14
1 INTRODUÇÃO
O processo de desenvolvimento de software compreende um conjunto de atividades que engloba métodos, ferramentas e procedimentos, com o objetivo de produzir softwares que atendem aos requisitos especificados pelos usuários (clientes) [May90; Pre94]. A satisfação dos requisitos especificados pelos usuários é precondição básica para o sucesso de um software. Um software que foi mal especificado, certamente irá desapontar o usuário e causar problemas à equipe de desenvolvimento, que terá de modificá-lo para se adequar às necessidades do usuário.
De acordo com Castro [Cas95], a especificação de requisitos serve como um padrão para testar se as fases de projeto e implementação do processo de desenvolvimento de software estão corretas.
O tratamento da informação é um requisito que fundamenta o processo de desenvolvimento de software antes da solução de tecnologia a ser aplicada. Cada projeto deve ter suas fases de desenvolvimento adequadas às necessidades de tratamento da informação, voltadas para o resultado do produto contratado. É necessário o conhecimento das exigências e condições que são essenciais à organização para, de maneira seletiva, priorizar a implementação da solução em atendimento a estas necessidades. Fala-se muito sobre requisitos; propagam-se necessidades de gestão de mudanças, de atendimento ao cliente; diz-se muito de métodos, técnicas e ferramentas para descrevê-los e representá-los, mas muito pouco da aplicação prática