Portfolio Pol tica Econ mica Brasileira
POLÍTICA ECONÔMICA BRASILEIRA
Com base na apostila desta matéria e com um pouco de conhecimento pessoal foi feito este portfólio, espero que esteja certa a maneira que coloquei as minhas reflexões, matéria interessante que faz parte do dia a dia.
O que aconteceria com a Inflação, às Importações e Exportações e com o Fluxo de Capitais se estivéssemos com o câmbio apreciado? Para inflação o Câmbio apreciado tem impacto positivo, porque esta diminui ao passo que aumentam se a importações, atendendo a Lei de oferta e demanda, ou seja, os produtos importados se tornam mais baratos e a oferta por produtos locais diminui fazendo os preços caírem (deflação).
Para as importações é vantajoso o câmbio apreciado, pois gastamos menos para obter mais, principalmente com a globalização onde temos acesso a lojas em todo o mundo pela (internet). No entanto importar significa colocar nosso dinheiro em outra economia [...].
Para as exportações o câmbio apreciado pode ser prejudicial, pois e necessários que gastem mais moedas estrangeiras para compra de produtos locais, valorizados pelo câmbio, comprometendo a entrada de moeda estrangeira em nossa economia. Isso exige que os produtos locais agreguem outros valores (diferenciais) como qualidade, durabilidade etc. Outra técnica para fugir da análise cambial é a empresa fidelizarem seus usuários como a Apple.
Para o fluxo de capitais (transações financeiras, compra de moedas, ações de empresa) o câmbio apreciado tem como vantagens a aquisições (compra de ações) estrangeiras pra as empresas locais, pois estas geram maior lucro “vendendo menos”, mas é preciso investimentos em tecnologia, por exemplo, para incentivar as exportações que são afetadas pelo câmbio apreciado. As desvantagens ficam em torno das importações que se resumem em colocar moeda local em uma economia estrangeira comprometendo o crescimento local.
Concluo que o melhor e tentar sempre manter um equilíbrio econômico, controlando a inflação e evitando