balan o patrimonial
BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DIENE NATIELE FILLER
CONTABILIDADE INTRODUTIVA
Balanço Patrimonial
Trabalho apresentado á disciplina de contabilidade introdutivs, com o Profº Diego R. C. Rodrigues, para obtenção de nota parcial no 1º semestre do curso de Ciências Contábeis.
VILHENA-RO
2015
BALANÇO PATRIMONIAL Balaço é a demonstração contábil que tem por finalidade apresentar a situação patrimonial da empresa, dentro de determinados critérios de avaliação. A grande importância do balanço reside na visão que ele dá das aplicações de recursos feitas pela empresa (ATIVOS) e quanto desses recursos são devidos a terceiros (PASSIVO). Isso evidencia o nível de endividamento, a liquidez da empresa, a proporção do patrimônio líquido. Ela mostra facilmente a movimentação ocorrida no período e como a estrutura patrimonial e financeira se modificou.
DIREITOS: são bens sobre os quais exercemos domínio, mas que estão sob posse de terceiros. Aparecem no patrimônio como valores a receber. Ex. clientes ou duplicatas a receber, títulos a receber, etc. OBRIGAÇÕES: são bens que se encontram sob nossa posse, mas o domínio sobre eles é exercido por terceiros. Aparecem no patrimônio como valores a pagar. Ex. duplicatas a pagar, títulos a pagar, etc. ATIVO: conjunto dos bens e direitos de uma Entidade. PASSIVO: representa o conjunto de obrigações perante terceiros. PATRIMÔNIO LÍQUIDO: é a diferença entre o valor do Ativo e do Passivo de uma entidade em determinado momento, representa o registro do valor que os proprietários têm aplicado no negócio.
PATRIMÔNIO LÍQUIDO: capital próprio. PASSIVO + PATRIMÔNIO LÍQUIDO: indica a origem dos capitais ou recursos.
ATIVO: indica a forma de aplicação desses capitais ou recursos.
MODELO DE BALANÇO PATRIMONIAL
ATIVO
PASSIVO
CIRCULANTE
CIRCULANTE DISPONÍVEL Fornecedores Caixa Obrigações Fiscais Bancos c/