ECAPRO
Nas últimas décadas, devido ao aumento expressivo na competição entre as empresas que estão incluídas em um contexto global, o lançamento de produtos com qualidade superior, baixos custos e no menor tempo possível, vem se tornando armas estratégicas para o sucesso das empresas.
Para manter ou melhorar sua posição no mercado, todas as montadoras vem desenvolvendo e aplicando processos disciplinados para desenvolvimento de produtos, visando obter uma redução nesses tempos, conjuntamente com o atendimento das expectativas do cliente, sendo esses alguns dos fatores para melhoria da competitividade, como citado por Child; Kranz (2003).
Segundo Clark e Fujimoto (1991), a qualidade do lançamento dos produtos e o desempenho durante a sua existência está diretamente relacionada à gestão do processo de desenvolvimento dos mesmos. Segundo Rozenfeld ET AL. (2006), o processo de desenvolvimento do produto, em particular suas primeiras fases, é fundamental para determinar todo o custo do projeto, inclusive o custo do produto final.
Uma dos principais requisitos buscados é o do zero defeito, pois nesse cenário extremamente competitivo, os clientes estão cada vez menos dispostos a aceitar produtos defeituosos, fator ainda mais agravante para a indústria automotiva devido os riscos de segurança envolvidos no produto.
Devido à necessidade da realização de lançamentos de novos produtos com foco no conceito “zero defeito”, as montadoras cada vez mais utilizam processos que suportam a prevenção ou eliminação de defeitos antes que os mesmos sejam percebidos ou identificados pelos clientes, sendo o APQP (Advance Product Quality Planning ou planejamento avançado da qualidade do produto) um dos métodos desenvolvidos com este intuito.
De acordo com AIAG (Automotive Industry Action Group), o propósito do APQP é “Elaborar um plano de qualidade para acompanhar o desenvolvimento do produto ou serviço, que satisfaça o consumidor”.
OBJETIVO