Biodiversidade em perigo
Introdução………………………………………………………………………………………. Pág.1
Biodiversidade em perigo……………………………………………………. Págs.2 a 5
Espécies ameaçadas…………………………………………………………… Págs.6 a 26
Preservação ou Conservação de Biodiversidade………...Págs.27 e 28
Conclusão……………………………………………………………………………………… Pág.29
Bibliografia…………………………………………………………………………………….Pág.30
Introdução
Este trabalho foi feito no âmbito da disciplina de Biologia. Tem como principal objectivo dar a conhecer as graves e iminentes ameaças que pesam sobre os vários milhões de espécies que povoam o nosso planeta e cujo principal responsável é o Homem.
O tema da biodiversidade será tratado neste trabalho, pois está directamente relacionada. A definição e um pouco da sua história e evolução serão abordadas. Vamos explorar a extinção das espécies identificando alguns exemplos de animais em perigo, as características da sua espécie, causas que conduziram à diminuição do número de indivíduos e também medidas desenvolvidas para a sua preservação assim como dos seus habitats.
Esperamos conseguir sensibilizar e dessa forma, mentalizar as pessoas de que cada vez mais, as nossas acções não nos prejudicam apenas a nós mas a todo o reino animal e vegetal.
Biodiversidade em perigo
O termo biodiversidade não tem uma definição consensual. Um exemplo:” medida da diversidade relativa entre organismos presentes em diferentes ecossistemas”, ou seja, variedade dentro da espécie, entre espécies e diversidade comparativa entre ecossistemas. Podem, então considerar-se 3 tipos de diversidade: a genética, a de espécies e a de ecossistemas. Mas para sermos práticos podemos dizer apenas que biodiversidade é a diversidade da natureza viva, podendo também ser denominada de diversidade biológica. Este último conceito foi criado por Thomas Loyejoy em 1980, mas a palavra biodiversidade surgiu apenas em 1986 sugerida por Edward O.Wilson. Em 1992 escreveu-se: “la biodiversité est l’une dês plus grandes richesses