EXERCÍCIOS DE IED
2) Leia atentamente as questões propostas, reflita a respeito e responda-as individualmente nesta mesma folha, nas linhas que as seguem, observando que o limite indicado recomenda a síntese e a objetividade.
3) Ao final, queira devolver este material, devidamente identificado e assinado.
4) Prova a ser realizada no período de 1 (uma) hora.
Boa prova!
1) No que concerne às diferenças entre Direito Positivo e Direito Natural, assinale a única alternativa INCORRETA: a) O Direito Positivo tem eficácia apenas para as comunidades políticas em que é posto e o Direito Natural é universal, tem validade geral; b) O Direito Positivo, ao contrário do Direito Natural, é mutável; c) O Direito Positivo é posto pelo Estado e não por uma força divina ou conseqüência lógica do pensamento racional; d) O Direito Positivo estabelece aquilo que é “bom” ou “mau” e não o que é útil, como faz o Direito Natural.
2) Aponte a alternativa correta em relação às características da moral: a) a moral é composta por regras de condutas que cumprem duas funções: orientar o comportamento dos indivíduos na vida cotidiana (todos devem fazer o bem e evitar a prática do mal) e prevenir e solucionar conflitos; b) As sociedades modernas não são individualistas, todos estão submetidos às regras morais dominantes, e por este motivo, é possível para o direito estar em conformidade com todos os sistemas morais; c) A moral pode ser autônoma ou heterônoma; d) As sanções morais são difusas e informais e podem ser aplicadas mediante coerção.
3) Dada a expressão: “O Estado tem o direito de cobrar impostos”, a palavra “direito”, nesse contexto, designa: a) Fato-social; b) Norma; c) Faculdade; d) Justiça.
4) “A segurança é um direito de todos”. Aqui a palavra “direito” designa: a) Fato-social; b) Norma; c) Faculdade; d) Justiça.
5) Analise as afirmativas abaixo:
I – a lei perde a eficácia desde