Biodiversidade
Mudar comportamentos para preservar a biodiversidade é hoje uma prioridade. No entanto, enquanto a pressão das actividades humanas teimar em crescer, iremos continuar a assistir a uma série de alterações no mundo que nos rodeia. Existem determinadas actividades humanas têm vindo a por em risco a sobrevivência de certas espécies de seres vivos e, deste modo, contribuindo para a redução da biodiversidade.
Causas da diminuição da biodiversidade
Redução e perda de espécies
Degradação e perda de habitat - a degradação e a perda de habitat estão na origem da perda de espécies. As causas principais são: perda florestal, desenvolvimento agrícola, construção de barragens, etc.
Para combater as perdas foram criadas uma série de soluções que passam pela criação de parques nacionais e pela elaboração de Convenções (ex: Convenção de Ramsar, 1971).
Sobrexploração - colheita e caça/pesca intensiva;
Introdução de espécies exóticas – espécies que não existiam naquele local, estas podem ser predadoras ou podem competir com as já existentes no local (indígenas);
Poluição/alterações climáticas
Fragmentação de habitats – criação artificial de várias lacunas dentro do habitat inicial que com o tempo acabam por se fundir restando no final pequenas zonas isoladas do habitat original;
Preservar a Biodiversidade
Então, é extremamente importante que ocorra uma recuperação das espécies em perigo de extinção invertendo assim, a tendência de declínio, removendo ou neutralizando os factores por ela responsáveis. Nesse sentido, as medidas a tomar passam por uma correcta gestão de habitat, a fim de que a população em perigo disponha de locais de abrigo e reprodução, pela irradiação e controle de predadores, competidores e parasitas, pela proibição da caça ou pesca, sensibilização das pessoas para o problema.
Ora bem, a fim de preservarem a biodiversidade e a geodiversidade, têm sido criadas áreas protegidas.
Áreas Protegidas