Biodiversidade
PARA MANUTENÇÃO DA RIQUEZA E EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
Cleverson V. Andreoli
Fabiana de Nadai Andreoli
Cristiane Piccinini
Andréa da Luz Sanches
INTRODUÇÃO
Os cientistas reconhecem atualmente que a Terra é um sistema autorregulador1 composto de todas as suas formas de vivas, incluindo os seres humanos e todas as partes materiais que a constituem, o ar, os oceanos e as rochas da superfície. O sistema da Terra regula o seu clima e a sua química. Uma vez que a Terra se assemelha a um organismo vivo e reage a tudo o que fazemos, adicionar gases de estufa à atmosfera tem consequências muito diferentes do que se o mesmo acréscimo fosse feito num planeta morto, como Marte.
Em todas as escalas espaciais, a diversidade é a principal característica do nosso planeta.
Olhando do espaço é possível perceber a extraordinária diversidade de paisagens dentro de cada continente e cada oceano. Observe o mapa do nosso continente. Veja o quão diversificado ele é. Temos um pouco de tudo! De desertos até florestas exuberantes, de regiões com clima tropical até regiões cobertas permanentemente por neve, de áreas localizadas no nível do mar até áreas com grandes altitudes. Cada uma dessas paisagens é habitada por uma extraordinária diversidade de espécies.
443
A espécie humana, assim como as demais formas de vida, é absolutamente dependente dessa relação; diferencia-se, no entanto, dos demais seres vivos pela sua capacidade de produzir grandes alterações no meio. Para que milhões de pessoas possam ter as suas necessidades básicas atendidas, é essencial a promoção do desenvolvimento econômico.
BIODIVERSIDADE E SEUS SIGNIFICADOS
Não há uma definição consensual para o termo Biodiversidade. Usualmente se conceitua
Biodiversidade como “variedade de vida”, compreendendo toda a variedade de formas de vidas existentes na Terra (animais, microrganismos, plantas e etc.). Segundo Barbieri (2010),