Motivação ecapro
2.1 Motivação: o que é?
A palavra Motivação vem do latim motivus, que quer dizer mover. De acordo com Chiavenato (2003, p. 89), a motivação constitui um grande conhecimento da natureza humana e do seu comportamento, para compreender as pessoas deve-se conhecer sua motivação, pois um motivo é o que faz pessoas agirem de determinadas formas e mostrarem comportamentos específicos, e a resposta relativa à motivação é dada em impulsos como desejo e receio que o individuo adota para poder alcançar e ganhar status na sua equipe.
Segundo Maximiano (2000, p.347), “a motivação para o trabalho é o processo pelo qual o esforço ou ação que leva ao desempenho profissional de uma pessoa é impulsionado por certos motivos”. Bergamini (1990, p.29), diz que, cada pessoa é portadora de um estilo de comportamento motivacional. E a motivação é o trabalho de procurar modos ou meios para que o indivíduo aplique melhor nas atividades seu esforço e talento a serviço do seu empregador.
Como definiu Maslow, 1954, p.69 citado por Jader dos Reis Sampaio. “O homem é um animal que deseja e raramente atinge um estado de completa satisfação, exceto por um curto período de tempo. Assim que um desejo é satisfeito, outro explode e assume seu lugar”.
Para motivar é necessário conhecer o colaborador, o seu dia a dia, sua cultura, desejos e impulsos e assim o levar a realizar-se como profissional obtendo bons resultado em sua produtividade dentro da organização.
2.2 Importância da motivação
A motivação tem uma enorme importância principalmente no ambiente de trabalho.
Bergamini (1997 p.30) mostra que o estudo da motivação abrange, conhecer o comportamento do individuo do começo meio e fim. Quando o individuo busca meios para alcançar resultados finais como: dinheiro, benefícios sociais, promoções ou aceitação do grupo, por meio da motivação, as necessidades se transformam em objetivos, planos e projetos. Os motivos podem ser definidos como necessidades, desejos ou